Atualizado em: 5 de July de 2023
A vindima já acabou, mas o trabalho na vinha nunca para
Feita a vindima, a videira vai entrar em repouso… mas o viticultor não!
Enquanto os vinhos descansam nas cubas e as videiras entram em repouso vegetativo na vinha, o viticultor tem de começar a preparar o próximo ciclo. Já é o momento de se pensar no Enrelvamento da entre linha?
No outono, o viticultor deve ter uma atenção especial ao solo agrícola. Com o começo das primeiras chuvas o solo fica mais sujeito a erosão e os deslizamentos de terra e é importante protegê-lo destas agressões, em especial na viticultura de encosta.
Não podemos esquecer que o solo é o suporte da videira, garante a sua nutrição e disponibilidade de água.
Qual a função do Enrelvamento?
O enrelvamento funciona como uma barreira do solo, melhora a estrutura, qualidade e enriquecimento de solo em nutrientes e microrganismos benéficos. Durante o outono o viticultor deve promover este enrelvamento, quer seja de forma natural, quer seja semeado.
Semear um enrelvamento, optando por culturas leguminosas como o trevo, serradela e tremocilha, para além do efeito protetor do solo tem também um efeito fertilizante uma vez que estas culturas fixam azoto “N” no solo.
Um solo saudável e bem estruturado contribui para um bom desenvolvimento das videiras e para uma boa qualidade das uvas.
Aproveita para dar uma olhada no artigo Mobilização do Solo na Vinha.