Calagem – Cuidados com o solo

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]
Calagem - Cuidados com o solo
Foto: chehalenwines.com | Calagem cuidados com o solo

A importância de cuidar bem do Solo

A Calagem é uma operação realizada no campo. Tem como objectivo preparar o solo para o cultivo. 

A acidez dos solos é um parâmetro muito importante na agronomia, uma vez que condiciona a capacidade e aptidão de um terreno agrícola.

Em Portugal, cerca de 80% dos solos são ou ácidos o que se refletem nos baixos recursos das culturas e nas dificuldades na instalação e desenvolvimento. 

Uma elevada acidez do solo pode originar toxicidade para as plantas, limita a fertilidade natural do solo, a eficácia dos fertilizantes e tem influência sobre a atividade dos microrganismos no solo.

 

E no caso das Vinhas?

Para a vinha, o ideal é que o *pH esteja solo entre 5,0 e 7,0. É o intervalo onde a videira encontra as melhores condições para se desenvolver, refletindo-se numa maior produção e melhor qualidade das uvas.

Num solo ácido, uma das opções mais comuns é uma calagem, uma aplicação de calcário no solo com o objetivo de diminuir a acidez. Esta aplicação só deve ser realizada após uma análise de solo que indique o tipo e a quantidade de calcário conforme a cada realidade.

Fique atento com o timing, não perca a oportunidade para fazer a correção de Solo da sua vinha.

* pH é uma escala de acidez. Esta escala varia entre 1 e 14 e relativamente ao solo, se o pH for maior que 7 temos um solo alcalino, se for menor que 7 temos um solo ácido.

Quer ficar mais informado sobre Cuidados com o Solo? Então leia o artigo sobre Mobilização do Solo.

 

Ana Cristina Duarte

Ana Cristina Duarte

Colunista
Viticultora com Mestrado e Licenciatura em Engª. Agronómica.

Veja também