Combina com Quê? Vinho Encoberta – Textura Wines

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

combina com quê - vinho encoberta do Dão

Vinho Encoberta da Textura Wines 

Esta semana o Combina Com Quê? traz o vinho Encoberta da Textura Wines. Proveniente da região vitivinícola do Dão. O vinho passa por um estágio de 15 messes em tonéis de carvalho francês e possui as castas Jaen, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional. 

É um vinho com um perfil aromático bem frutado, de boa acidez, taninos redondos e de corpo médio. Sendo assim, pensamos na gastronomia descompromissada. Aquela que não te faz ir para cozinha e ficar durante horas elaborando o prato. 

A grande sacada na harmonização

O mais interessante da harmonização é que podemos combinar tudo o que quisermos… é uma “brincadeira” motivada pela curiosidade, sem o compromisso de TER QUE dar certo. Além do mais, ninguém disse que harmonizar vinho e comida tem que ser chique e gastar horrores. Por isso, as sugestões desta semana todo mundo gosta: pizza e hambúrguer.

Pizza ou Hambúrguer?

Pizza

Sugerimos aquela tradicional com bastante queijo e tomate. Mas se você achar que é básica demais, coloque por cima os enchidos (embutidos), sem ser picantes, que darão um toque especial. O corpo médio do vinho vai abraçar uma pizza como se estivesse com saudades.

Hambúrguer 

O clássico grelhado com queijo, maionese, bacon, tomate, alface e cebola caramelizada. A fruta fresca quase madura, a acidez e os taninos vão casar bem com o (de) fumado do hambúrguer, com a gordura do bacon e do queijo e a frescura dos vegetais. Ah, e não esqueça a porção de batata frita (eu adoro a batata rústica que é feita com a casca e uma delícia!).

Então… difícil escolher entre esses 2 queridinhos! Admito que adorei as 2 opções!

Clique aqui e veja o que harmonizar com vinho branco. 

 
Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também