Poda de Inverno na Vinha

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Poda de Inverno

Intervenção cultural na Vinha

Estamos no inverno, e a videira está agora a entrar na sua fase de repouso vegetativo. Esse momento também conhecido como o período de dormência, conforme as folhas caíram e a sua atividade está a cessar devido à influência das baixas que começam a sentir. É a partir de agora que se inicia a poda de inverno na vinha.

A poda de inverno na vinha é uma intervenção cultural que consiste no corte das varas que se desenvolveram no ano anterior, deixando gomos na sua base que darão origem a novas varas carregadas de frutos. Tem como objetivo promover um equilíbrio vegetativo, regularizar a produção e a qualidade e assegurar a perenidade da videira.

Esta operação exige um grande conhecimento da casta e do seu comportamento. Da fertilidade do solo e disponibilidade de água para que o sistema de poda e a sua intensidade sejam corretamente adequados.

 

Quando realizar a poda de inverno na Vinha?

A poda de inverno deve ser realizada, sempre que possível, em dias sem ocorrência de geadas, com tempo seco e solarengo e no caso de existirem evidências de doenças do lenho, a lenha de poda não deve ser deixada na parcela. Como sugestão, indicamos a compostagem da mesma.

A poda exige mão-de-obra qualificada e acarreta um grande número de horas de trabalho.

Já ouve as tesouras a estalar? Então já se inicie a poda da vinha!

Veja também o artigo que falo sobre cuidados com a Vinha – Mobilização do Solo – Menos é mais!

 Imagem: Silver Oak

 

Ana Cristina Duarte

Ana Cristina Duarte

Colunista
Viticultora com Mestrado e Licenciatura em Engª. Agronómica.

Veja também