Vinhos Unoaked – Você conhece?

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Vinhos Unoaked

Nesse artigo eu decidi fazer um apanhado para explicar de forma bem simples e direta o que são os Vinhos Unoaked. Abordando 5 pontos:

  • O significado da palavra Unoaked
  • O uso enológico da nomenclatura “Vinho Unoaked”
  • As características sensoriais dos Vinhos Unoaked
  • Potencial de Guarda dos Vinhos Unoaked
  • 3 sugestões de Vinhos Unoaked


Mas o que significa Unoaked?

Primeiramente, antes de entrar no contexto enológico, é preciso saber que a palavra Unoaked vem do inglês e significa “sem carvalho”, ou, sem madeira. No universo vitivinícola a nomenclatura “Vinho Unoaked” é usada pelos produtores para identificar um vinho que não passado por estágio em recipientes de madeira durante o seu processo de produção.

 

A escolha do estilo Unoaked

Deve-se enfatizar que essa escolha, feita ainda no momento de planejamento do vinho, e não interfere na qualidade final do mesmo. E além disso, pode ter como objetivo ressaltar identidade do Terroir, assim como as características primárias das uvas.


As características sensoriais dos vinhos Unoaked 

Consoante suas castas, podendo ser brancos ou tintos, geralmente são vinhos mais florais, frutados, com acidez mais pronunciada, e por vezes com taninos mais agressivos. Mas nada que um tempo de estágio em garrafa não resolva.

O ambiente redutor da garrafa favorece reações químicas que promovem a complexação entre os taninos e as antocianinas, o que resulta em taninos mais macios, ou seja, menos adstringentes.


E quanto ao potencial de guarda desses vinhos?

O fato de não estagiar em recipientes de madeira, como barricas, balseiros, tonéis, entre outros, não elimina seu potencial de guarda. No entanto, isso pode variar conforme as características de cada casta e sua estrutura fenólica.
O estilo de vinhos Unoakd é ainda uma ótima opção para os pequenos produtores que ainda não possuem capital para investir na aquisição de barricas, ou até mesmo espaço para armazená-las.


Resumo da ópera…

A verdade é que, seja por opção ou por falta dela, é um estilo de vinho com capacidade de expressar a tipicidade das castas, a identidade e a autenticidade da sua região de origem. 

Selecionei 3 ótimos Vinhos Unoaked daqui de Portugal. Sendo 2 da região do Douro, produzido pela Quinta Nova e o outro pela Quinta Alta. O terceiro é da região do Tejo, e produzido pela Falua.

Os três os vinhos possuem as características comentadas acima. Espero que gostem!

 

Vinhos Unoaked Quinta Nova

  • Falua Unoaked Falua (Tejo).

Vinhos Unoaked Falua

Vinhos Unoaked Qalt Quinta Alta


Aproveita e conheça também a 
produção de Vinhos em Ovos de
Concreto
!

 

Eduardo Amorim

Eduardo Amorim

Fundador
Enólogo com Mestrado e Licenciatura em Enologia e Viticultura,
Sommelier ABS-SP/ASI, Formador CCP, Wine Educator.

Veja também