Vincent van Gogh – A estreita relação entre a arte e o vinho

Atualizado em: 10 de July de 2023

Vicent van Gogh
Foto: Vicent van Gogh – Autorretrato com chapéu de feltro cinza | vangoghmuseum.nl

“A Vinha Encarnada” de Vicent van Gogh

A vinha e os seus vindimadores no Outono inspiraram este quadro, o único que o irmão de Vincent, Theo, conseguiu vender durante a vida de Vicent van Gogh. Foi comprado por Anne Boch, irmã do pintor belga Eugene Boch.

Ao descrever o quadro ao irmão, Vincent van Gogh disse que o tinha feito após a chuva, com o pôr-do-sol, pintando o chão de violeta e as folhas das parreiras de vermelho “como vinho”. O toque esverdeado no céu foi usado para contrastar com os tons de vermelho quente que dominam a composição.

“A Vinha Encarnada” foi pintada em Novembro, o que indica que 1888 teve uma colheita tardia (e chuvosa), e sugere que as uvas retratadas sejam Grenache e/ou Carignan, castas tardias típicas da região de Arles. 

“A Vinha Verde”

Este, entretanto, não foi o primeiro nem o último vinhedo de Van Gogh. No mesmo ano, dois meses antes (portanto na mesma e longa colheita), ele pintou “A Vinha Verde”. 

Nesta obra vemos manchas alaranjadas no meio da paisagem verde, o que, segundo o crítico inglês Stuart George, seriam indicativos de ataque do vírus Leafroll (que reduz o rendimento e adia a maturação) e de presença de Phylloxera (praga que afectou gravemente a Europa exactamente no final dos anos 1890).

Vicent Van Gogh foi considerado um dos melhores pintores de todos os tempos desde Rembrandt. No entanto, foi marginalizado pela sociedade por toda sua vida. Van Gogh produziu pouco mais de 800 quadros. 

Recebeu apenas uma crítica favorável em vida. Albert Aurier escreveu positivamente sobre ele no “Mercure de France”, em 1890. Um mês depois, ele o primeiro e único quadro da sua vida, “A Vinha Encarnada”, pela pequena quantia de 400 francos. Cem anos depois é vendido “O Jardim das Flores” por 83,6 milhões de dólares.

Você sabia que Leonardo da Vinci também possuía grande relação com a viticultura? Conheça essa história em “Leonardo da Vinci e a sua paixão pelo Vinho”.

Vicent van Gogh - A Vinha Encarnada
Vicent van Gogh – A Vinha Encarnada
 
Vicent van Gogh - A Vinha Verde
Vicent van Gogh – A Vinha Verde
 


Eduardo Amorim

Eduardo Amorim

Fundador
Enólogo com Mestrado e Licenciatura em Enologia e Viticultura,
Sommelier ABS-SP/ASI, Formador CCP, Wine Educator.

Veja também