Por que o Dia Mundial da Malbec é comemorado em 17 de abril?

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Malbec Word Day

Um dia para celebrar a uva Malbec 

O dia da Malbec foi uma iniciativa dos hermanos, afinal de contas, é a uva mais emblemática na produção de vinhos na Argentina.

Entretanto, a variedade tem origem em Cahors, cidade localizada a sudoeste na França. A casta é reconhecida desde os tempos do Império Romano.

A chegada da variedade na América Latina

No final do século XIX, com o ataque da filoxera a “Côt” (como é chamada a Malbec na França), caiu no esquecimento.

A casta chegou à Argentina em 1853 pela mão do francês Michel Aimé Pouget, engeinheiro agrônomo contratado pelo governo local para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Seguindo o modelo da França a iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas (castas) como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional.

Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura.

O projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de Setembro do mesmo ano. Por isso é comemorado em 17 de Abril o Dia Mundial da Malbec.

A ascensão da Malbec na Argentina

Malbec - Nicolas Catena Zapata
Foto: Nicolás Catena Zapata
Na década de 90, após ouvir de um consultor que seus vinhos tinham características de uma região quente, Nicolás Catena Zapata decidiu arriscar e plantar 120 ha de Malbec à 1500 m de altitude em Tupungato, Mendoza.
 

Seu objetivo era conseguir vinhos elegantes. Nicolás mudou a história da indústria vitivinícola em seu país ao fazer do vinho Malbec Argentino um dos mais conhecidos no mundo.

 

Números da Malbec no maior produtor do Mundo

Argentina é o principal produtor de Malbec no mundo. Com 44.387,50 ha, a casta representa 38,6% do total de variedades tintas (de elaboração) e 22,4% da área total cultivada no país (INV – 31/12/2019).

Constitui a variedade que mais tem aumentado sua área. Desde o ano 2000 até hoje tem se incrementado em 171% (o equivalente a 28.040 ha).

E então, já sabe com qual o vinho vai celebrar o Dia Muldial da Malbec? Uma sugestão é o Zuccardi Concreto. Um vinho produzido em Ovo de Concreto enológico, pela renomada Família Zuccard. A Bodega foi eleita a melhor Vinícola e melhor Vinhedo do Mundo em 2020 na segunda edição do The World Best Viniyard.

Fontes: Wines of Argentina, Veja

 

Eduardo Amorim

Eduardo Amorim

Fundador
Enólogo com Mestrado e Licenciatura em Enologia e Viticultura,
Sommelier ABS-SP/ASI, Formador CCP, Wine Educator.

Veja também