Port Wine Day 2019 – Declaração de ano Vintage para os Vinhos do Porto 2017

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Port Wine Day - Proclamação de ano Vintage para os Vinhos do Porto 2017A equipe do Aspectos do Vinho esteve presente no evento Port Wine Day, Proclamação do Vintage 2017 pela Confraria do Vinho do Porto, que ocorreu no Palácio da Bolsa na cidade do Porto.  

Desde 2014, mais precisamente 258 anos depois do Marquês de Pombal ter criado a Região Demarcada do Douro, foi instituído como Dia Internacional do Vinho do Porto o dia 10 de setembro. A partir daí as celebrações começaram através de eventos pontuais, anualmente, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. Em cada edição o evento atrai mais especialistas da área, turistas, entusiastas, enólogos, enófilos, jornalistas do mundo todo, reunindo os melhores produtores de Vinho do Porto, com provas exclusivas de vinhos raros e palestras, movimentando uma das cidades mais visitadas de Portugal.

A safra de 2017 foi declarada como ano Vintage para os Portos e, além das provas dos cinquenta expositores ali presentes, houve a sua proclamação com os participantes da Confraria do Vinho do Porto.

O “Port Wine Day” promoveu rotas de restaurantes e bares, com jantares eno-harmonizados, entre outras ações, a “Regata de Barcos Rabelos” – barcos que levavam os vinhos em pipas através do Rio Douro entre Douro e Porto porque não existia esse percurso por terra na época.

Port Wine Day - Proclamação de ano Vintage para os Vinhos do Porto 2017

É muito emocionante ver a tradição vínica em sua essência, poder estar ao lado e em contato com produtores e enólogos renomados, saber da história, da cultura, da importância para o país e que em cada gole de vinho está o esforço de uma equipe dedicada de viticultores, adegueiros, dos estagiários que anualmente estão em cada quinta para ajudar nas vindimas (debaixo de um calor infernal, porque época de vindima é em pleno verão!). Um trabalho minucioso e árduo, não só para o vinho do Porto, mas para todos os vinhos em geral, de todas as regiões vitivinícolas portuguesas. Não é fácil, mas é (re)compensador. Sem contar que tudo também depende do tempo: muita ou pouca chuva (a de granizo acaba com as plantações e esforços humanos de uma safra inteira!), muito ou pouco sol …. enfim, é muito amor e dedicação envolvidos. A equipe teve o privilégio de provar 23 dos 50 vinhos em amostra. E depois de passar por vários produtores, impossível ficar com o sorriso top, pois, de acordo com o enólogo Eduardo Amorim, os compostos corantes presentes nos vinhos tintos tingem mesmo os dentes. De fato 2017 foi um ano memorável para os vinhos do Douro!

“O programa do ‘Port Wine Day’ pretende disseminar a verdadeira experiência do Vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas, ao consumidor, sobretudo aos mais jovens, e ao mundo, apontando o futuro daquele que é simultaneamente grande embaixador e anfitrião do nosso país” – Manuel Cabral, ex-presidente do IVDP.

 

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também