Enrelvamento – Cuidados com o solo da vinha

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Enrelvamento - Cuidados com o solo da vinha

A vindima já acabou, mas o trabalho na vinha nunca para

Feita a vindima, a videira vai entrar em repouso… mas o viticultor não!
Enquanto os vinhos descansam nas cubas e as videiras entram em repouso vegetativo na vinha, o viticultor tem de começar a preparar o próximo ciclo. Já é o momento de se pensar no Enrelvamento da entre linha?

No outono, o viticultor deve ter uma atenção especial ao solo agrícola. Com o começo das primeiras chuvas o solo fica mais sujeito a erosão e os deslizamentos de terra e é importante protegê-lo destas agressões, em especial na viticultura de encosta.

Não podemos esquecer que o solo é o suporte da videira, garante a sua nutrição e disponibilidade de água.

 

Qual a função do Enrelvamento?

O enrelvamento funciona como uma barreira do solo, melhora a estrutura, qualidade e enriquecimento de solo em nutrientes e microrganismos benéficos. Durante o outono o viticultor deve promover este enrelvamento, quer seja de forma natural, quer seja semeado.

Semear um enrelvamento, optando por culturas leguminosas como o trevo, serradela e tremocilha, para além do efeito protetor do solo tem também um efeito fertilizante uma vez que estas culturas fixam azoto “N” no solo.

Um solo saudável e bem estruturado contribui para um bom desenvolvimento das videiras e para uma boa qualidade das uvas.

 

Aproveita para dar uma olhada no artigo Mobilização do Solo na Vinha.

 

Ana Cristina Duarte

Ana Cristina Duarte

Colunista
Viticultora com Mestrado e Licenciatura em Engª. Agronómica.

Veja também