Combina com Quê? Quinta de Santiago Rosé

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Quinta de Santiago Rosé - Combina com Quê

Rosé com estilo Provençal

O vinho Quinta de Santiago Rosé possui o estilo Provençal, com notas de frutas silvestres, floral e citrinos, e foi elaborado com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alvarinho.

Mas o que é esse estilo?

Uma pequena pausa para explicar o que seria esse tal de “estilo Provençal”. O nome faz referência à Provence, a maior e mais famosa região produtora de Vinhos Rosés do mundo. Fica situada no Sul da França.

Entretanto, o estilo está relacionado ao método de produção de Prensagem direta (Pressurage). Os vinhos produzidos através deste método possuem uma coloração bem clara. E não se assuste, pois é bem comum serem classificados como “cor de salmão” e de “casca de cebola”. Já no perfil olfativo, são vinhos com notas de frutas frescas.

Vamos à batalha

Pensando nesse estilo todo, lançamos a batalha entre duas sugestões que, só de ler, dá água na boca: Camarão à Provençal ou Bruschetta?

Nesse momento você me pergunta: qualquer recheio, Roberta? Aí é que a brincadeira fica fixe, pois bruschetta é um prato muito versátil e fica ao seu critério a escolha dos ingredientes para colocar no pão (mas vai bem com presunto, queijos, tomate, cogumelos…).

Já o camarão por ser simples (ervas frescas, manteiga e alho), demanda uma preparação delicada pois os ingredientes devem ser salteados separadamente e no final é que junta tudo. A acidez agradável do rosé casa muito bem com a untuosidade de ambas sugestões.

Essa batalha me deixou nervosa! Mas hoje a minha harmonização foi com a Bruschetta!

Mais uma dica… você pode comprar o vinho Quinta de Santiago Rosé 2018 on-line com nosso parceiro Garrafeira Excelência.

E pra terminar, olha essa dica de harmonização com um super Vinho Tinto do Douro.

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também