Doroteia Reserva XVII – Combina com Quê?

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

Um vinho altamente gastronómico

Foi difícil escolher os pratos para esta dica de hoje, pois o vinho Doroteia Reserva XVII é incrível, potente, com taninos aveludados, fruta madura, excelente acidez e com 17% de teor alcoólico. Assim, o tornando um vinho completamente gastronómico!

Terroir do Douro

A Quinta Dona Doroteia está situada em Ervedosa do Douro, na margem direita do Rio Torto. Caso você ainda não tenha se situado, Ervedosa faz parte da sub-região do Cima-Corgo. 

Um terroir único que oferece uma maturação plena das uvas, com alta concentração de polifenóis e açúcares, responsáveis pelo elevado nível da graduação alcoólica.

O vinho Doroteia Reserva XVII é produzido a partir do corte clássico do Douro. Entre as castas estão a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca. E nasce após estagiar por 9 meses em barricas de carvalho francês.

A hora da harmonização

E para acompanhar esta deliciosa surpresa, sugerimos o Boeuf Bourguignon, um prato francês à base de vinho, gordura da manteiga, da carne e do bacon e legumes. Seu cozimento é demorado o que permite a integração de todos os ingredientes na carne, o tornando saboroso e bem encorpado. Ou seja, um prato bem robusto.

Dona Doroteia XVII Boeuf Bourguignon
Dona Doroteia XVII – Boeuf Bourguignon

A outra sugestão é a Posta Mirandesa, prato típico da região de Trás-os-Montes (norte de Portugal). Acompanha vegetais e batatas cozidas ou ao murro. Por ser uma carne gralhada, sua suculência (dependendo do ponto em que é servida) cria uma conexão perfeita com os taninos do vinho arrancando suspiros.

Dona Doroteia XVII - Posta à Mirandesa
Dona Doroteia XVII – Posta à Mirandesa

De acordo com a definição do nosso enólogo de plantão: “Acontece uma polimerização entre a proteína desnaturada carne, os taninos do vinho e nossas proteínas salivares.” 

Batalha lançada! E pra você, o Doroteia Reserva XVII, Combina com Quê?

Doroteia Reserva XVII

Ah! E antes que eu me esqueça, aproveita para ver essa batalha de harmonização de Vinho Tinto com  Pizza e Hamburguer!

Ficou com vontade de provar o Doroteia Reserva XVII? Então entra em contato com os nossos amigos da Garrafeira Excelência, e faça sua encomenda.
 

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também