Atualizado em: 5 de July de 2023
Se você já bebeu Vinhos Fortificados como Vinho do Porto, Vinho da Madeira, Jerez e o Vin Doux Naturels , ou Vinhos Botritizados como Tokaji e Sauternes, então certamente já sentiu alguns aromas provenientes do Sotolon.
O Sotolon é composto aromático responsável por aromas bem característicos em muitos estilos de vinhos, e indicativo de defeito para outros.
Esse composto, dependendo da sua concentração, confere aos vinhos aromas como de curry (caril), cominho, mel, nuts (amêndoas, nozes), caramelo, xarope de bordo, melaço e açúcar queimado. Outra nota aromática que podemos associar é a de rapadura, bem conhecida para os brasileiros.
Já no caso dos vinhos brancos tranquilos, tais aromas são considerados desagradáveis, e são associados ao envelhecimento oxidativo prematuro, chamado pelos franceses de “Premox”, pois se sobrepõem aos aromas florais e frutados. Mesmo não sendo consensual, o armazenamento em locais com temperaturas elevadas e a concentração dos açúcares residuais no vinho são suas principais vias de formação.
Em Vinhos Fortificados, o Sotolon possui um limiar de percepção muito alto quando comparado com um vinho tranquilo, ou seja, enquanto um vinho branco seco tranquilo pode possuir uma concentração de 8 µg/L (microgramas por litro), um Vinho da Madeira pode chegar a concentrações de até 2000 μg/L.
Como de costume, fizemos uma seleção de 03 vinhos que possuem as características aromáticas provenientes do Sotolon e de fácil acesso para comprar on-line (pelo menos em Portugal):
- Vinho da Madeira – Juntino’s Madeira Old Reserve 10 Years Old – Fine Rich (Portugal)
- Vinho de Jerez – Las Botas Amontillado Perpendicular (Espanha)
- Vinho Botritizado – Tokaji Oremus Aszú 6 Puttonyos 2008 (Hungria)
Leia também… Bouchoné, o defeito das rolhas que contaminar o vinho.