FREERANGE DOC. – Documentário sobre Vinificação Natural no Brasil

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]

FreeRange Doc FREERANGE DOC. é um longa/documentário, assim chamado por seus idealizadores/produtores, Lis Cereja e Fábio Knoll, e que está em processo de finalização.

O documentário é um retrato sobre a vinificação natural e a agricultura no Brasil. Mas o material coletado durante três anos de filmagem mostrou-se tão extenso e tão rico que deu origem a uma série própria de entrevistas com os produtores, que também serão disponibilizadas na integra na sessão “assista”, no site Criado Solto.

A estreia do canal exibe o depoimento do vinhateiro brasileiro Eduardo Zenker @eduardozenker, o qual deu início ao projeto do documentário. Em 2017, Zenker foi denunciado pelo próprio setor por “fazer vinhos ilegalmente”.

Em seu perfil do Instagram Lis Cereja diz: “Eu e Fábio nos conhecemos, coincidentemente, no ano da denúncia, em 2017, e então surgiu a vontade de filmar Eduardo Zenker para divulgar o caso. Descemos de carro de São Paulo até o Rio Grande do Sul, com os equipamentos e alguns outros amigos, como sempre fazemos nas “caravanas” às regiões produtoras. Chegando em Garibaldi, logo no primeiro dia filmamos quase três horas de entrevista – ainda no antigo porão do Zenker, hoje, desativado. A partir daí não paramos mais, e o que era apenas um curta, virou um longa.”

Sabemos que o assunto é polêmico e gera opiniões divergentes. Se faz necessário uma legislação específica para pequenos produtores de vinho? Ou a lei deve ser igual para todos?

Conheça também um pouco da história de Josko Gravner, considerado o “Papa” dos vinhos de maceração. 

Foto: @fabioknoll

Eduardo Amorim

Eduardo Amorim

Fundador
Enólogo com Mestrado e Licenciatura em Enologia e Viticultura,
Sommelier ABS-SP/ASI, Formador CCP, Wine Educator.

Veja também