Rituais de Ano Novo com Uvas e Vinho

Atualizado em: 18 de December de 2024

Rituais de Ano Novo com Uvas e Vinho

Sorte, Prosperidade e Tradições Fascinantes

Você sabia que uvas e vinho fazem parte dos rituais de Ano Novo desde a antiguidade? Sabia que para a religião cristã, o vinho representa o sangue de Cristo e significa sabedoria e vida? E que por ser feito de uva, bebê-lo traz sorte e prosperidade?

Além disso, você sabia que existem rituais de Ano Novo, com uvas e vinho, para atrair coisas boas e afastar as ruins? Então, ‘bora’ matar a curiosidade?
.

Origem Cultural

A simbologia da uva remonta a diversas culturas antigas. Na cultura greco-romana, a fruta estava associada a Dionísio/Baco, deus do vinho e das festas, representando abundância e celebração.

Em tradições mediterrâneas e cristãs, a uva é vista como símbolo de fertilidade, prosperidade e bênçãos espirituais.
.

Rituais de Ano Novo

É muito comum comermos uva nas festas de fim de ano, principalmente no Ano Novo. Consumir uvas de mesa (Brasil) e uva passa (Europa) durante as doze badaladas têm o mesmo significado: prosperidade e fartura.

O ritual diz que devemos consumir doze uvas, uma referente a cada mês do ano. No Brasil, ingerimos a uva e guardamos as sementes na carteira durante o ano todo para atrair dinheiro.

Em Portugal, deve-se fazer um pedido para cada uva passa que pusermos na boca. Ou seja, doze pedidos com a boca cheia de uva passa durante as doze badaladas!
.

Origem da tradição das 12 uvas

Muitos pensam que comer as uvas passas nas doze badaladas é uma tradição portuguesa, mas não é! As doze uvas da sorte – Las doce uvas de la suerte – é tradição espanhola que iniciou no século XIX, em Madri.

Há algumas versões sobre esse início e não se sabe qual delas é a verdadeira, dá uma olhada:

Versão 1

Celebrar a chegada do Ano Novo comendo uvas foi uma influência francesa e alemã, pois os espanhóis comemoravam a chegada dos Reis Magos em 6 de janeiro.

Contudo, a transição para a celebração do Ano Novo foi marcada por um evento mais “formal” com a obrigatoriedade de comemorar a virada do ano em 1º de janeiro.

Essa mudança no calendário foi vista como uma imposição, o que fez com que os madrilenhos decidissem transformar a ocasião num evento com grande simbolismo.

A substituição das uvas por passas, além de serem mais acessíveis, era uma forma de subverter as regras e criar uma tradição própria.

Então, para debochar da alta classe, eles passavam as 12 badaladas do Ano Novo em frente à praça Porta do Sol, comendo as 12 passas.

Versão 2

A alta classe espanhola bebia muito espumante e consumia bastante uva durante a festa de Ano Novo.

Versão 3

A produção de uvas era muito elevada e as vinícolas não davam conta da quantidade. Para não terem que jogar no lixo, houve um estímulo ao consumo das mesmas.
.

Ritual de melhoria financeira

Para quem anseia por um salário melhor, um ‘dinheirinho’ extra, mudança de emprego, alavancar os negócios e na vida profissional, este ritual de Ano Novo pode dar uma forcinha.

Você vai precisar da folha de videira e de carteira de dinheiro. Quando estiver próximo da meia-noite, dobre a folha e coloque na carteira mentalizando os seus desejos.

Mantenha a folha guardada na carteira durante todo o ano e, se quiser, refaça no ano seguinte.
.

Banho para prosperidade e fartura

Para afastar as energias negativas e atrair prosperidade e fartura, um banho especial. Você vai precisar de uma jarra, 5 colheres de sal grosso, duas colheres de alecrim e o ramo de videira.

Após ferver a água, misture tudo na jarra e leve para o banheiro. Tome seu banho normalmente. Quando finalizar, desligue o chuveiro e jogue toda a água da jarra do pescoço para baixo. Nesse momento, tenha pensamentos positivos, mentalizando coisas boas para o novo ciclo.
.

Banho de vinho?

Contudo, há quem prefira misturar o vinho com o ramo da videira e jogar no corpo do pescoço para baixo – eu prefiro beber o vinho certamente!
.

Tim-Tim! É hora de brindar!

Espumante é chique, é borbulhas, é vinho … é tudo de bom. Mas você sabia que a vibração do tilintar das taças, durante a virada de ano, afasta as energias negativas?

Além disso, se a sua taça for de cristal, pode ter certeza que estará com as energias espirituais purificadas.
.

O que vale é a intenção

Esses rituais demonstram como elementos simples com uvas e vinho podem ser carregados de significados profundos, conectando pessoas a desejos universais de felicidade, saúde e sucesso.

Eu só passei algumas dicas que você pode fazer em casa, mas é claro que cada um segue o seu ritual de Ano Novo.

O importante é fazer com boas intenções. Sabe quando vem do fundo do coração? Então, é isso que vale!

O Aspectos do Vinho lhe deseja um Ano Novo repleto de alegria, amor, saúde e harmonia. E que nunca faltem uvas e vinho para celebrar todas as suas conquistas e realizações no próximo ano.

FELIZ ANO NOVO!!!

.

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestra e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também