Atualizado em: 5 de July de 2023
Dona Maria Vinhos – Júlio Bastos, localizada em Estremoz, Évora, região do Alentejo.
Completamente apaixonada por esta visita, pois se as paredes da Quinta Dona Maria falassem contariam uma história incrível desde o século XIII.
As primeiras impressões
Fomos recebidos na capela, onde soubemos sobre a história da vinícola e da propriedade, incluindo uma de amor entre o rei D. João V e D. Maria.
A capela é de 1752, dedicada e consagrada a Nossa Senhora do Carmo. Por isso que a Quinta também ficou conhecida como Quinta do Carmo.
Tudo dispensa comentários, pois é uma beleza infinita com a arquitetura Barroca e Joaquina. Os azulejos originais e típicos portugueses, sem restauros e muito bem conservados, estão em todos os cômodos da casa principal e na capela.
Na adega estão os lagares, os vinhos antigos, as ânforas e foi onde concordar a degustação de 9 rótulos. Tudo de extremo bom gosto!
A trajetória da empresa
A sua produção de vinho começou há 150 anos. Pensando na expansão comercial, Júlio Bastos, vendeu metade da Quinta do Carmo para Domaines Barons de Rothschild – Lafite.
Na ânsia de produzir seus próprios vinhos, sem a interferência de ninguém, ele vendeu a Quinta do Carmo e recomeçou a produção com o rótulo Dona Maria. A marca Dona Maria foi premiado e reconhecido por Rober tParker, Wine Spectator e Wine Enthusiast.
Diversidade de castas
As castas tintas são: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Aragonês. As brancas são: Viognier, Viosinho, Arinto e Antão Vaz. A vinha mais antiga passa dos 50 anos e geração genética acima de 100 anos. Atualmente são 12 ha de uva branca e 68 ha de uva tinta.
Dono de um excelente bom humor e extremamente atencioso, Júlio mostra paixão pela Quinta, os olhos brilham ao falar sobre as etapas de produção, das castas e de cada garrafa aberta.
O jantar harmonizado fechou a nossa visita com chave de ouro. Comida portuguesa, claro! Serviço impecável. Ai que vontade louca de voltar!
Conheça também a região do Dão, a nossa dica de enoturismo é a Casa de Santar, localizada em Santar no distrito de Viseu.
Roberta Ortolan
Co-fundadora
Mestra e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.