4 vinícolas portuguesas estão entre as 50 melhores do mundo

Atualizado em: 13 de July de 2023

World's Best Vineyards 2023

Você quer conhecer os melhores destinos do vinho em 2023? Saiba que entre eles, 4 são vinícolas portuguesas. Então confira a lista dos 50 melhores vinhedos do mundo, anunciada ontem pelo concurso World’s Best Vineyards 2023.  

Neste post, você descobrirá quais são as vinícolas mais incríveis do planeta, desde a Argentina até o Japão, e o que elas oferecem aos visitantes apaixonados por vinho.
.

As 4 primeiras vinícolas do ranking

Catena Zapata - World's Best Vineyards 2023
Bodega Catena Zapata

A grande campeã da lista foi a Catena Zapata, na Argentina, que também levou o prêmio de melhor vinícola da América do Sul. Localizada em Mendoza, essa vinícola é famosa por sua arquitetura inspirada numa pirâmide maia e por sua produção de Malbec de alta qualidade. 

Além dela, outras duas vinícolas argentinas entraram no top 10: Bodegas Salentein e El Enemigo, ambas no Vale do Uco.

Marqués de Riscal - World's Best Vineyards 2023
Marqués de Riscal

A vice-campeã foi a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja, que impressiona pela sua construção futurista projetada pelo arquiteto Frank Gehry e pelo seu cenário deslumbrante entre vinhedos e montanhas. 

Essa vinícola foi a melhor colocada da Europa, que teve 23 representantes na lista, sendo nove da França, incluindo as famosas casas de champanhe Maison Ruinart, Bollinger, Billecart-Salmon e Veuve Clicquot.

O terceiro lugar ficou com a VIK, no Chile, que se destaca pelo seu design moderno e sustentável e pela sua paisagem exuberante. 

A quarta posição foi para a Creation, na África do Sul, sendo a vencedora do continente africano com os seus vinhos elegantes e a gastronomia sofisticada.
.

Reconhecimento

A lista também teve novidades, como as vinícolas da Hungria, Geórgia e Líbano, que mostram a diversidade e a riqueza do enoturismo pelo mundo. Outros vencedores continentais foram Château Mercian Mariko Winery, no Japão, Rippon, na Nova Zelândia e Jordan Vineyard and Winery, nos Estados Unidos.

A Antinori nel Chianti Classico (Marchesi Antinori), que foi a melhor vinícola do mundo em 2022, entrou para o Hall da Fama dos Melhores Vinhedos do Mundo, um reconhecimento especial para as vinícolas que já lideraram o ranking.

O evento de divulgação da lista foi realizado na Bodegas Beronia, em Rioja  Alta, uma das vinícolas mais sustentáveis ​​da Europa. Rioja possui duas vinícolas na lista dos 50 melhores: Bodegas Muga e Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal.
.

Portugal ocupa 4 posições no ranking das 50 melhores vinícolas do mundo em 2023

Portugal é um país de tradição e excelência na produção de vinhos, e isso se reflete na lista dos 50 melhores vinhedos do mundo em 2023 – divulgada ontem na Espanha. 

Nesta lista, que reconhece os melhores destinos de enoturismo do planeta, quatro vinícolas portuguesas se destacaram e entraram no ranking: Quinta do Crasto, Quinta do Noval, Graham’s Port Lodge e Quinta do Seixo. Confira cada uma delas e saiba por que elas merecem uma visita.
.

Quinta do Crasto

Quinta do Crasto - World's Best Vineyards 2023
Quinta do Crasto

Em 15º lugar, a Quinta do Crasto foi a melhor colocada entre as vinícolas portuguesas. 

Localizada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto possui uma história que remonta ao tempo dos romanos e é uma das mais antigas e prestigiadas propriedades da região demarcada do Douro. A Quinta do Crasto produz vinhos DOC Douro e vinhos do Porto de alta qualidade.

Também oferece um vasto conjunto de programas de enoturismo, que incluem visitas com provas de vinhos e almoços ou jantares harmonizados, que podem ser complementados com passeios de barco no rio Douro. 

A sua localização é privilegiada, com uma vista deslumbrante sobre os vinhedos e o rio, e dispõe de uma piscina infinita considerada uma das mais bonitas do mundo.
.

Quinta do Noval

Quinta do Noval - World's Best Vineyards 2023
Quinta do Noval

A Quinta do Noval ficou em 16º lugar na lista dos melhores vinhedos do mundo em 2023. Situada no coração do vale do Douro, a Quinta do Noval é uma das mais emblemáticas e históricas vinícolas da região.

É famosa pela sua produção de vinhos do Porto, especialmente o lendário Noval Nacional, um vinho raro e exclusivo feito a partir de uma pequena parcela de vinhas não enxertadas, e de vinhos DOC Douro de grande elegância e complexidade.

A Quinta do Noval oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a sua adega centenária, onde repousam os seus preciosos vinhos do Porto, e de degustar os seus néctares numa sala com vista panorâmica sobre o vale. 

Além disso, também possui uma casa de hóspedes para os visitantes que queiram pernoitar e desfrutar da tranquilidade e da beleza da paisagem.
.

Graham’s Port Lodge

Graham's Port Lodge - World's Best Vineyards 2023
Graham’s Port Lodge

O 40º lugar foi ocupado pela Graham’s Port Lodge. Localizada em Vila Nova de Gaia, é uma das mais famosas e prestigiadas casas de vinho do Porto, fundada em 1820 por dois irmãos escoceses. 

É conhecida pela sua produção de vinhos do Porto de alta qualidade, desde os clássicos Tawny e Ruby até os raros Vintage e Colheita.

A Graham’s Port Lodge oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer a sua adega histórica, onde estão guardados mais de 2.000 barris de vinho do Porto, e de prová-los numa sala elegante e acolhedora. 

O Vinum, é o restaurante que apresenta excelente e saborosa gastronomia portuguesa acompanhada pelos seus vinhos.
.

Quinta do Seixo – Sandeman

Quinta do Seixo - Sandeman - World's Best Vineyards 2023
Quinta do Seixo – Sandeman

A Quinta do Seixo – Sandeman ficou em 42º lugar na lista dos melhores vinhedos do mundo em 2023. 

Situada no Pinhão, no coração da região demarcada do Douro, a Quinta do Seixo – Sandeman é uma propriedade histórica que pertence à Sogrape, uma das mais antigas e reconhecidas marcas de vinho do Porto. Ela produz vinhos do Porto e DOC do Douro de grande qualidade, sendo famosa pelo seu vinho do Porto Vintage elaborado apenas em anos excepcionais.

O seu enoturismo oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a sua adega moderna e tecnológica, onde são feitos os seus vinhos, e de degustá-los numa sala com uma vista espetacular sobre o vale do Douro. 

O centro de visitas apresenta a história e a cultura do vinho do Porto e da região do Douro aos visitantes que também têm sede de cultura.
.

 Lista das 50 melhores vinícolas World’s Best Vineyards 2023

01 Catena Zapata (Argentina – Best in South America)

02 Marqués de Riscal (Espanha – Best in Europe)

03 Vik Winery (Chile)

04 Creation (África do Sul – Best in Africa)

05 Château Smith Haut Lafitte (França)

06 Bodega Garzón (Uruguai)

07 Montes (Chile)

08 Schloss Johannisberg (Alemanha)

09 Bodegas Salentein (Argentina)

10 El Enemigo (Argentina)

11 Rippon (Nova Zelândia – Best in Australasia)

12 Weingut Dr. Loosen (Alemanha)

13 Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers (Argentina)

14 Domäne Wachau (Áustria)

15 Quinta do Crasto (Portugal)

16 Quinta do Noval (Portugal)

17 d’Arenberg (Austrália)

18 Château d’Yquem (França)

19 Château Pape Clément (França)

20 Jordan Vineyard & Winery (Estados Unidos – Best in North America)

21 González Byass – Bodegas Tio Pepe (Espanha)

22 Maison Ruinart (França)

23 Champagne Bollinger (França)

24 Bodega Colomé (Argentina)

25 Viñedos de Alcohuaz (Chile)

26 Henschke (Austrália)

27 Abadía Retuerta (Espanha)

28 Brooks Wine (Estados Unidos)

29 Ceretto (Itália)

30 Bodega Bouza (Uruguai)

31 Champagne Billecart-Salmon (França)

32 Klein Constantia Winery (África do Sul)

33 Château Pichon Baron (França)

34 Château de Beaucastel (França)

35 Szepsy Winery (Hungria)

36 Delaire Graff Estate (África do Sul)

37 Viña Casas del Bosque (Chile)

38 Château Mercian Mariko Winery (Japão – Best in Asia)

39 Clos Apalta (Chile)

40 Graham’s Port Lodge (Portugal)

41 Château Kefraya (Líbano)

42 Quinta do Seixo – Sandeman (Portugal)

43 Viu Manent (Chile)

44 Penfolds Magill Estate (Austrália)

45 Disznoko (Hungria)

46 Veuve Cliquot (França)

47 Chateau Mukhrani (Georgia)

48 Bodega Diamandes (Argentina)

49 Bodegas Muga (Espanha)

50 Vina Errazuriz (Argentina)
.

.Veja também: Você já harmonizou vinho com hambúrguer de fast-food alguma vez na vida?   
..

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestra e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também