Atualizado em: 11 de July de 2023
Rosé com estilo Provençal
O vinho Quinta de Santiago Rosé possui o estilo Provençal, com notas de frutas silvestres, floral e citrinos, e foi elaborado com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alvarinho.
Mas o que é esse estilo?
Uma pequena pausa para explicar o que seria esse tal de “estilo Provençal”. O nome faz referência à Provence, a maior e mais famosa região produtora de Vinhos Rosés do mundo. Fica situada no Sul da França.
Entretanto, o estilo está relacionado ao método de produção de Prensagem direta (Pressurage). Os vinhos produzidos através deste método possuem uma coloração bem clara. E não se assuste, pois é bem comum serem classificados como “cor de salmão” e de “casca de cebola”. Já no perfil olfativo, são vinhos com notas de frutas frescas.
.
Vamos à batalha
Pensando nesse estilo todo, lançamos a batalha entre duas sugestões que, só de ler, dá água na boca: Camarão à Provençal ou Bruschetta?
Nesse momento você me pergunta: qualquer recheio, Roberta? Aí é que a brincadeira fica fixe, pois bruschetta é um prato muito versátil e fica ao seu critério a escolha dos ingredientes para colocar no pão (mas vai bem com presunto, queijos, tomate, cogumelos…).
Já o camarão por ser simples (ervas frescas, manteiga e alho), demanda uma preparação delicada pois os ingredientes devem ser salteados separadamente e no final é que junta tudo. A acidez agradável do rosé casa muito bem com a untuosidade de ambas sugestões.
Essa batalha me deixou nervosa! Mas hoje a minha harmonização foi com a Bruschetta!
Mais uma dica… você pode comprar o vinho Quinta de Santiago Rosé 2018 on-line com nosso parceiro Garrafeira Excelência.
E pra terminar, olha essa dica de harmonização com um super Vinho Tinto do Douro.

Roberta Ortolan
Co-fundadora
Mestra e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.