Dicas incríveis de harmonização com o vinho Cascale Ícone

[atualizado-em format='M d, Y']Atualizado em [/atualizado-em]
Vinho Cascale Ícone
Foto: cascawines.pt / Cascale Ícone

O “Combina com Quê?” desta semana traz o vinho Cascale Ícone, para mais uma super batalha enogastronômica.

Mas antes de apresentar o vinho Cascale Ícone e os pratos, quero fazer uma pergunta: você sabe o que é um Vinho Laranja/Orange Wine? O nome Orange Wine ( Vinho Laranja) surgiu em 2004, foi criado por David Harvey da importadora inglesa de vinhos Raeburn Fine Wines. O nome faz a distinção devido âmbar que os vinhos possuem ao seu processo de produção.

E como é produzido um Vinho Laranja? 

Pensa que é a produção de um vinho branco nos moldes de um tinto. De uma longa forma resumida, as uvas brancas passam por um processo de maceração pré-fermentativa, onde as partes contínuas em um período de películas, grainhas ou sementes e, por vezes o engaço. Esse período pode variar entre dias, semanas ou até mesmo por meses. Ficando a critério do Enólogo. Durante esse processo ocorre a operação da cor, e dos aromas e dos taninos.
 

Quais são as características sensoriais de um Vinho Laranja Quais?

Claro que cada região possui um terroir único, que influencia diretamente nas características da uva e, consequentemente, do vinho. Assim como a sua cor, seus aromas e seu sabor.

Devido à sua exposição ao oxigênio, no processo de maceração, este estilo de vinho apresenta notas aromáticas e, em alguns casos, terrosas, pode ainda apresentar um toque de mineralidade no retrogosto. Outra família aromática muito comum é a dos frutos secos, ou seja, os Nuts como avelã, nozes e amêndoas.

As especialidades também ganham destaque, entre elas, os aromas de curry (caril) e cominho. E ainda tem os aromas que remetem à rapadura, mel, xarope de bordo, ou até açúcar queimado. Isso mostra a complexidade aromática dos Vinhos Laranjas.

A título de curiosidade, para quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, grande parte dos aromas mais característicos de um vinho Laranja é formado a partir da síntese de Sotolon .

Já na boca, o Vinho Laranja tem personalidade, normalmente apresentam alta acidez. Entretanto, é comum notas de flores secas, damasco, pêssego e frutos secos.

Em geral, são mais encorpados do que os vinhos brancos e podem apresentar diferentes níveis de adstringência. Além disso, ressaltam o quinto gosto do paladar humano: o umami.

Hora da harmonizar o vinho Cascale Ícone!

Mesmo tendo muita personalidade, o Cascale Ícone pode ser considerado um vinho coringa, pois combina facilmente com: 

  • Saladas, tábua de frios e queijos;
  • Comida mediterrânea, carnes brancas e de caça;
  • Receitas encorpadas e bem temperadas: culinária japonesa, marroquina, coreana, árabe, indiana e tailandesa. Estas apresentam uma gastronomia com muitas especialidades.

Ah! Sabe o que acabei de lembrar? Que tivemos a oportunidade de harmonizar o vinho Cascale Ícone com um creme cogumelos no aniversário do Eduardo. Combinou perfeitamente com as notas terrosas e com o umami dos cogumelos. Estava tão bom que pedi a receita para o Chef!

creme-de-cogumelos-combina-com-que-Aspectos-do-Vinho
Foto: Aspectos do Vinho – Creme de Cogumelos

Enfim… A hora da batalha!

Cascale Ícone, da Casca Wines, é um vinho português e da região Beira Interior. Apresenta tonalidade âmbar, aromas de frutos secos, canela, compota de figo e erva doce. Tanino aveludado com acidez equilibrada e final de boca bem persistente.

A escolha dos pratos foi difícil, e, baseada nas características vínicas, temos duas sugestões deliciosas que certamente deixará você em dúvida.

Atum selado com Sésamo

atum-combina-com-que-Aspectos-do-Vinho

Talharim na manteiga com Trufas

talharim-com-trufas-combina-com-que-Aspectos-do-Vinho

Então, quem você acha que vence essa batalha?

Quer saber mais sobre Vinhos de Maceração? Clica aqui e conheça a filosofia do produtor Josko Gravner, considerado o “Papa” dos vinhos de maceração.

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também