Atualizado em: 5 de July de 2023
Um dia para celebrar a uva Malbec
O dia da Malbec foi uma iniciativa dos hermanos, afinal de contas, é a uva mais emblemática na produção de vinhos na Argentina.
Entretanto, a variedade tem origem em Cahors, cidade localizada a sudoeste na França. A casta é reconhecida desde os tempos do Império Romano.
A chegada da variedade na América Latina
No final do século XIX, com o ataque da filoxera a “Côt” (como é chamada a Malbec na França), caiu no esquecimento.
A casta chegou à Argentina em 1853 pela mão do francês Michel Aimé Pouget, engeinheiro agrônomo contratado pelo governo local para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.
Seguindo o modelo da França a iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas (castas) como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional.
Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura.
O projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de Setembro do mesmo ano. Por isso é comemorado em 17 de Abril o Dia Mundial da Malbec.
A ascensão da Malbec na Argentina
Seu objetivo era conseguir vinhos elegantes. Nicolás mudou a história da indústria vitivinícola em seu país ao fazer do vinho Malbec Argentino um dos mais conhecidos no mundo.
Números da Malbec no maior produtor do Mundo
Argentina é o principal produtor de Malbec no mundo. Com 44.387,50 ha, a casta representa 38,6% do total de variedades tintas (de elaboração) e 22,4% da área total cultivada no país (INV – 31/12/2019).
Constitui a variedade que mais tem aumentado sua área. Desde o ano 2000 até hoje tem se incrementado em 171% (o equivalente a 28.040 ha).
E então, já sabe com qual o vinho vai celebrar o Dia Muldial da Malbec? Uma sugestão é o Zuccardi Concreto. Um vinho produzido em Ovo de Concreto enológico, pela renomada Família Zuccard. A Bodega foi eleita a melhor Vinícola e melhor Vinhedo do Mundo em 2020 na segunda edição do The World Best Viniyard.
Fontes: Wines of Argentina, Veja