Brad Pitt e Agelina Jolie, os vinhos do Château Miraval

Atualizado em: 22 de May de 2023

“Amigos, amigos… negócios à parte”

Quem também caiu nos encantos vínicos e se aventurou na produção de vinho rosé foi Brad Pitt e Angelina Jolie, que adquiriram o Château Miraval enquanto ainda eram casados em 2011. Mesmo divorciados, o negócio se mantém de vento em popa e estão envolvidos em todos os aspectos da administração da propriedade.

O Château Miraval

Chateau-Mirval-Brad-Pitt-Angelina-Jolie-Aspectos-do-Vinho
Foto: Château Miraval

Castelo e vinhedo localizados, e escondidos, em seu próprio vale na vila de Correns, no coração de Provence, sul da França. 

A propriedade possui 600 hectares de vinhas e está cercada por jardins, oliveiras, bosques de carvalhos verdes e brancos e farta distribuição de água que enchem muitas fontes distribuídas pelo terreno. 

Antigos terraços de pedra, plantados com vinhas, atravessam a propriedade e protegem do Mistral. As treze variedades de oliveiras mais os vinhedos embelezam o local e totalizam mais de 40 hectares de videiras (abrindo os parênteses para a casta Cinsault que é a mais antiga). 

O ambiente natural e silvestre harmonizam o excelente clima provençal e a qualidade do estilo de vida mediterrâneo. É a primeira vila que recebeu certificação orgânica francesa em 1995.

O Château Miraval abrange as denominações Côteaux Varois-en-Provence e Côtes de Provence.

Parceria entre Brad Pitt, Angelina Jolie e o enólogo Marc Perrin

Chateau-Miraval-Brad-Pitt-Marc-Perrin-Aspectos-do-Vinho
Foto: Château Miraval – Brad Pitt e Marc Perrin

Marc Perrin é enólogo, proprietário do Château de Beaucastel no Rhône e responsável pela produção dos vinhos do Château Miraval.

Brad e Angelina tiveram um papel muito ativo na produção do primeiro vinho: investiram em novos equipamentos (incluindo tanques de aço inoxidável), participaram das sessões dos blends e  contribuíram para o desenvolvimento do novo formato da garrafa e um rótulo discreto.

Os Vinhos do Château Miraval

Chateau-Mirval-Brad-Pitt-Angelina-Jolie-Aspectos-do-Vinho
Foto: Château Miraval

As primeiras 6.000 garrafas de Miraval Rosé 2012, de Brad Pitt e Angelina Jolie, se esgotaram em cinco horas.

Uma mistura de Grenache, Syrah, Cinsault (castas tintas) e Rolle (casta branca), o vinho tornou-se o primeiro rosé a aparecer na lista anual Top 100 do Wine Spectator dos vinhos mais emocionantes do ano.

A propriedade produz atualmente três vinhos: um rosé e dois brancos, com um tinto provençal de Syrah, Mourvèdre e Cabernet Franc em preparação.

Todos os vinhos Château Miraval são orgânicos, uma qualidade que imediatamente cativou a família Perrin para esta propriedade. Os Perrin se converteram ao cultivo de uvas orgânicas desde os anos de 1950.

História do Château Miraval

Chateau-Mirval-Brad-Pitt-Angelina-Jolie-Aspectos-do-Vinho
Foto: Château Miraval

Suzan Manfull, da Provence Winezine, conta que esta área já era habitada antes da entrada dos romanos por volta do século III a. C.e que Aurelia, uma das principais vias de Roma e que passava pela área em questão para outras localizações, incentivou a colonização romana não só pela terra como pelos banhos.

No século XIII construíram um um mosteiro e plantaram vinhas no terreno. No século XV, os nobres franceses ocuparam a propriedade. No início do século XIX, o inventor do concreto armado, Joseph Lambot, tornou- se o responsável pela adega por residir no imóvel.

Curiosidades superinteressantes

  • Studio Miraval: Jacques Loussier, pianista de jazz francês e proprietário do Château entre o final da década de 70 e início da de 90, montou um estúdio de gravação dentro do castelo. Ali ele gravou seus próprios projetos e de outros músicos franceses, mas foi em 1979 que ele abriu as portas do estúdio ao Pink Floyd para gravar parte do lendário álbum The Wall;

    • Entra para a lista outros famosos como AC / DC, The Cure , Muse, Wham !, Sade, Steve Winwood, Yes, UB40, the Gipsy Kings, Queen, Sting e Elton John.

       

    • Além do estúdio, o pianista também produzia vinho vin de pays em todas as três cores.

       

  • Tom Bove, enólogo americano, comprou a propriedade em 1993 e incluiu mais algumas coisas como spa, jacuzzi, duas academias e piscina coberta;

     

    • Também modernizou a produção de vinho e, além dos brancos e tintos, fez o prestigiado rosé Pink Floyd em homenagem e reconhecimento à banda britânica que deu a fama ao castelo no meio musical.

       

  • Brad Pitt e Angelina Jolie se apaixonaram pela propriedade (enquanto sobrevoavam em seu helicóptero) e a alugaram por um período de três anos no intuito de comprá-la. Em 2011, efetivaram o negócio e lançaram o vinho Miraval, seu primeiro rosé, em 2012. Casaram-se na capela do Château Miraval em 2014.

 
O Château também produz Azeite 

Chateau-Miraval-Huile-d-Olive-Azeite-Aspectos-do-Vinhos
Foto: Château Mirtaval – Huile d´ Olive

O último lançamento do Miraval é um azeite de oliva extra virgem orgânico. As oliveiras em Miraval são cultivadas em terraços murados de drystone que permitem que as azeitonas amadureçam uniformemente.

As notas são de amêndoa, avelã e alcachofra, um apimentado persistente e picante no palato que oferece aromas de ervas recém cortadas.

Agora ficamos com a boca seca e com vontade de provar todos os vinhos e o azeite do Château Miraval. 

fontes: MiravalThe Drink BusinessProvence WinezineWine FunVineyard BrandsWine Spectator

imagens: LefigaroSocial VignerosDicas de francês

Roberta Ortolan

Roberta Ortolan

Co-fundadora
Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.

Veja também