Pét-Nat: O que é e por que está se tornando um vinho tão popular

Atualizado em: 16 de July de 2023

Pét-Nat - O vinho ancestral do Champagne

Se você é um amante de vinho, provavelmente já ouviu falar do vinho Pét-Nat, mas talvez ainda não saiba exatamente o que é. Pét-Nat é uma abreviação de Pétillant Naturel, que em sua tradução livre significa “espumante natural” em francês.

Esta técnica de produção de vinho tem suas raízes na França, mas, é atualmente encontrada em todo o mundo, incluindo Portugal. Entretanto, nos últimos anos, o vinho tem conquistado cada vez mais apreciadores ao redor do mundo.

.

Método de produção

Pét-Nat método de produção
Foto: hospitalitymagazine.com.au

Ao contrário dos vinhos espumantes produzidos pelo método Champenoise, o Pét-Nat não passa por uma segunda fermentação em garrafa. Ou seja, o vinho é engarrafado enquanto a fermentação primária continua ocorrendo.

Isso significa que ainda há açúcar residual no mosto no momento do seu engarrafamento, e juntamente com as leveduras, que darão continuidade à fermentação alcoólica na garrafa.

Por se tratar de um processo de vinificação mais artesanal, é comum ter uma variação entre o nível de dulçor e a sua pressão, resultante da quantidade de Co2 dentro de cada garrafa.

.

Principais características de um Pét-nat

Pét-Nat principais características
Foto: winecompanion.com.au

Uma das características marcantes do Pét-Nat é a sua espontaneidade. Os vinhos Pét-Nat são conhecidos por serem leves, refrescantes e com um toque suave de gás carbônico. Geralmente com aromas mais intensos de frutas frescas e florais, a depender muito das castas utilizadas em sua produção.

Outra característica muito comum é a sua turbidez, causada pelos sedimentos que permaneceram no vinho. Lembre-se que devido seu processo de produção o Pét-Nat não é filtrado.

Ai você me pergunta: Mas Eduardo, a turbidez pode interferir no aroma e no sabor do vinho? Até um certo uma certa quantidade não interfere praticamente em nada. Entretanto, se a turbidez for muito acentuada, para além de atenuar os aromas desejáveis como floral e frutado, pode promover outros desagradáveis.

.

Mercado atual do vinho Pét-Nat

Pét-Nat mercado atual
Foto: drinkmemag.com

O mercado de vinhos Pét-Nat está crescendo rapidamente, especialmente entre os jovens consumidores. Eles são vistos como uma alternativa aos vinhos espumantes tradicionais, por serem menos processados, com uma pegada de carbono mais baixa.

Atualmente, é possível encontrar uma ampla variedade de vinhos Pét-Nat no mercado, provenientes de diferentes regiões vinícolas ao redor do mundo. Essa diversidade oferece aos consumidores a oportunidade de explorar diferentes estilos e ter uma experiência única a cada garrafa. O Pét-Nat está conquistando seu espaço no mercado de vinhos, com sua autenticidade e caráter encantando os apreciadores mais exigentes.

.

Cenário dos vinhos Pét-Nat em Portugal

Pét-Nat cenário em Portugal
Foto: organicgardener.com.au

Finalmente, vamos dar uma olhada no cenário atual dos vinhos Pét-Nat em Portugal. O país é conhecido por sua rica história de vinicultura e tem visto um aumento significativo no número de produtores de Pét-Nat nos últimos anos.

As regiões vinícolas de Portugal estão explorando todo o potencial do Pét-Nat, utilizando uma grande variedade de uvas, tanto autóctones como internacionais.

Uvas autóctones, como Alvarinho, Rabigato, Touriga Nacional, juntamente com uma infinidade de outras castas, são frequentemente utilizadas na produção de Pét-Nat em Portugal. Essas uvas nativas proporcionam aos vinhos características distintas e refletem a riqueza e a diversidade do terroir português.

Além das uvas autóctones, alguns produtores também têm explorado variedades internacionais, como Chardonnay e Pinot Noir, na produção de seus Pét-Nats. Essas castas trazem influências de outras regiões vinícolas famosas e adicionam uma dimensão adicional aos vinhos portugueses.

Essa diversidade de uvas utilizadas na produção de Pét-Nat em Portugal proporciona uma ampla gama de estilos e sabores. Desde vinhos mais frutados e exuberantes até vinhos mais elegantes e complexos, há opções para todos os paladares.

Aqui vai uma lista com quatro vinhos de produtores portugueses um pouco fora do radar, entretanto, de ótima qualidade.

.

Pedaços Pet Nat

Casta: Arinto, Viosinho e Códega do Larinho
Região: Douro
Produtor: Pedaços Douro

Pét-Nat Pedaços do Douro

.
Quinta do Fragueiro PetNat

Casta: Pinot Noir
Região: Trás-os-Montes
Produtor: Quinta do Fragueiro

Pét-Nat Quinta do Fragueiro

.
Chipmunk Pet Nat

Casta: Rabigato
Região: Douro
Produtor: Chipmunk Wine

Pét-Nat Chipmunk

.
Sem Igual Pét-Nat Rosé

Casta: Baga e Touriga Nacional
Região: Vinho Verde
Produtor: Sem Igual

Pét-Nat Sem Igual Rosé

.

.Veja também: Você já harmonizou vinho com hambúrguer de fast-food alguma vez na vida?   
.

O que é a Maceração Carbônica?
.

Eduardo Amorim

Eduardo Amorim

Fundador
Enólogo – Mestre, Licenciado e Doutorando em Enologia e Viticultura,
Sommelier ABS-SP/ASI, Madeira Wine Educator, Formador CCP.

Veja também