Atualizado em: 5 de July de 2023
Ciência, dedicação e muita paixão para elaboração dos Vinhos
Dia 22 de outubro é comemorado o Dia do Enólogo. Esse profissional é um mix de engenheiro agrônomo e químico, o qual reúne dedicação, tecnologia, ciência e muita paixão para elaborar os vinhos.
Registros históricos apontam o surgimento de alguns personagens que contribuíram para a viticultura e enologia. Por exemplo:
- Louis Pasteur (França) descobriu e refinou os processos relacionados à fermentação.
- Jean Antoine Chaptal (França) que criou o processo de adição de açúcar ao mosto do vinho para elevar o teor alcoólico final, e batizou o processo conhecido como chaptalização.
Em 1876, foi criada a 1ª escola voltada para a viticultura e enologia em Conegliano, na Itália. Em 1912, nasceu o “pai da enologia” Emile Peynaud (1912-2004) que deixou uma vasta obra revolucionária sobre as técnicas de vinificação do mundo todo.
Em 1955, na França, a profissão de enólogo foi regulamentada e a partir desta data este especialista e profissional passou a ter seu diploma reconhecido. No Brasil ocorreu em 2007.
Um parabéns especial ao nosso enólogo Eduardo Amorim pelo seu dia, por sua dedicação e paixão pelo vinho.
Ficou interessado sobre a elaboração de vinhos? Leia o artigo sobre a história do Enólogo Josko Gravner, considerado o “Papa” dos Oranges Wines.
Fonte: Vinho & Etc