Atualizado em: 5 de July de 2023
Você já harmonizou vinho com hambúrguer de fast-food alguma vez na vida? Você sabia que essa combinação pode tornar a sua refeição muito mais prazerosa?
É sobre uma combinação positiva, honesta, de respeito, sabe? Não é pegar qualquer vinho só porque é fast-food! Escolher o vinho certo para os ingredientes que compõem o seu sanduíche pode fazer uma incrível diferença no sabor.
Dia mundial do Hambúrguer
E já que o assunto é vinho com hambúrguer, você sabia que existe um dia dedicado especialmente ao sanduíche?
O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado anualmente em 28 de maio. Essa data foi criada para celebrar um dos pratos mais populares e amados em todo o mundo. O hambúrguer é uma iguaria que consiste num disco de carne moída, geralmente bovina, sendo grelhado ou frito e servido entre duas fatias de pão, acompanhado de diversos ingredientes e molhos.
Desde a sua origem, final do século XIX, a popularidade do prato se espalhou rapidamente pelo mundo, com diversas variações e adaptações de acordo com cada cultura e região. Hoje em dia, o hambúrguer é um dos símbolos da culinária americana e um dos pratos mais consumidos em todo o mundo.
Gostaria de descobrir as curiosidades e receitas especiais para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer? O Magic Gourmet preparou um conteúdo especial com curiosidades sobre a origem do hambúrguer, com algumas receitas para preparar em casa e surpreender a família e os amigos.
Da dúvida à solução: o vinho definiu a refeição no shopping
Sabe que uma vez estávamos na praça de alimentação do shopping, antes de irmos ao cinema, e ficamos na dúvida em escolher a nossa refeição. Andamos de um lado para o outro, lemos os vários menus e combos, porém não conseguíamos decidir.
Para definirmos o que jantar, resolvemos descer as escadas e fomos ao supermercado comprar um bom vinho. Aliás, foi após a compra do vinho que ficou fácil bater o martelo para a nossa refeição: hambúrguer!
Quis escrever esse artigo para juntar a fome com a vontade de beber (ou comer? Os dois!). Por isso, deixo as harmonizações de vinho com os hambúrgueres mais famosos de duas redes de fast-food, e que para o nosso paladar (e bolso) valeram a pena.
Primeiramente, uma regrinha bem básica para hambúrgueres no geral: o seu vinho será leve, jovem, floral, frutado e boa acidez se o seu sanduíche for simples (tipo: pão, carne, alface e tomate). Quanto mais robusto, e cheio de coisas, for o seu sanduíche, o seu vinho será mais estruturado, encorpado, taninos presentes, etc.
Harmonizando Vinho com Hambúrguer: faça o seu pedido!
Há uma gama de opções de hambúrgueres no menu do fast-food. Escolhi os mais populares das duas maiores redes que concorrem entre si com sanduíches semelhantes.
A ideia é você escolher o seu hambúrguer baseado na minha sugestão de vinho ou, se preferir tirar a prova dos 9 entre eles para ter a certeza da melhor combinação entre vinho com hambúrguer e o seu paladar, será uma experiência reveladora! Depois, volte aqui para me contar como foi, combinado?
Vai de Vinho com hambúrguer do Mac ou do BK?
Big Mac
Vamos lá, quem sabe canta comigo: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e ‘pickles’ no pão com gergelim. É Big Mac!”
No Brasil não havia uma pessoa que não soubesse cantar a música da propaganda da década de 1990. E foi desse jeito que o sanduíche tornou-se o mais famoso de todos os tempos!
Mas o que compõe o sanduíche além do que está descrito na música? Carne bovina, queijo fundido (cheddar), pepino em conserva (pickles) e o molho é tipo tártaro.
Whopper
É o mais famoso desde que o Burguer King “se entende por gente” (e concorrente). É composto carne bovina grelhada, tomate, alface, cebola, pickles, maionese e ketchup, além do pão, claro!
Abadía da Cova Xuno 2019
Considerando os ingredientes do Big Mac, vai bem um vinho tinto de corpo médio a encorpado, com boa acidez e taninos leves. No entanto, o Whopper já pede taninos mais firmes e bem estruturado para acompanhar a intensidade do seu sabor.
Esse vinho espanhol, da região de Ribeira Sacra, produzido majoritariamente com a uva Mencía, possui flexibilidade com a sua leveza, fruta e taninos aveludados que o torna um vinho coringa tanto para um quanto para o outro hambúrguer.
Onde comprar: Bodeboca.pt
Crispy Chiken
Esse é um frango empanado super crocante por fora e macio por dentro. É um dos meus queridinhos! O sanduíche possui pão com gergelim, tomate, alface e maionese. É tão bom que nem sinto a falta do queijo!
McChicken
O sanduíche consiste num filé de frango empanado e temperado, servido com alface fresca e maionese no pão de hambúrguer macio.
Pôpa Black Edition branco
Produzido pela Quinta do Pôpa na região do Douro, esse vinho branco português tem corpo e frescura adequados para acompanhar a crocância e os ingredientes de ambos os hambúrgueres.
Dica rápida, caso venha fazer uma visita ao Douro, a Quinta do Pôpa é um lugar imperdível.
Onde comprar: Quinta do Pôpa
Big King Vegetal
Olha, quem come não sabendo que é um hambúrguer vegetariano, tem a certeza que é proteína animal de verdade. É muito gostoso!
O hambúrguer é bem suculento (plant-based), cebolas em rodelas, alface, pepinos frescos, queijo fundido, molho especial (creio que tenha maionese) e dois pães com gergelim.
McVeggie
Comparando com o concorrente, gostei mais do outro. Não que esse não seja bom, é, mas não é melhor. É composto por hambúrguer de vegetais com quinoa, alface, tomates e molho de alho e coentros.
Niepoort Drink me Nat cool Navarra 2020
Mais um espanhol na lista, entretanto, dessa vez produzido pela Niepoort. Confesso que de todos os “Nat cool´s” que provei até agora, esse feito com a uva Garnacha é o preferido.
Uma vez que o “Drink me Nat cool Navarra” é um vinho tinto mais leve, com taninos suaves e acidez moderada, ele pode ser uma opção interessante para acompanhar os hambúrgueres vegetarianos. Os sabores frutados e a acidez do vinho podem complementar os elementos vegetais, bem como o queijo e o molho especial dos sanduíches.
Onde comprar: garrafeiranacional.com
Antes de mais…
Vale ressaltar que os vinhos aqui sugeridos são flexíveis para harmonizar com os hambúrgueres mais populares das redes de fast-food: carne vermelha, carne branca e vegetariano.
Contudo, se você é do tipo que arregaça as mangas e vai para a cozinha para preparar o seu próprio hambúrguer, abaixo, te dou dicas de outras castas para diversos ingredientes.
De modo geral
Se quiser comer um bom hambúrguer sem abrir mão da sua preferência por vinhos brancos, opte por sanduíches que levam na sua composição carnes brancas (como peixe ou frango), queijos moles (camembert, mussarela de búfala ou ‘brie’) e ervas.
Chadornnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Alvarinho são ótimas opções pela excelente acidez. Se o sanduíche tiver muita untuosidade devido à fritura, ao molho ou acompanhamentos, os vinhos barricados e os espumantes secos são aconselhados também.
Dos hambúrgueres clássicos com cebola, tomate, alface e aquela tenra carne grelhada até os queridinhos com vários queijos, bacon e pães diversos, os vinhos tintos são ótimas pedidas. Geralmente a escolha dos tintos é pelo vinho que tenha um volume de boca médio para cima, ou seja, mais encorpado.
Para os hambúrgueres de carne bovina e de cordeiro, o Cabernet Sauvignon combina bem devido à sua acidez e taninos refinados. Se houver ingredientes como o queijo puxa-puxa ou cogumelos, o Merlot é aconselhado.
Para as carnes mais temperadas, com bacon e cebola roxa, os vinhos são encorpados e de excelente acidez. Nesse caso, o Syrah é a pedida. Aliás, ele é ótima opção também para carnes suínas.
Os hambúrgueres vegetarianos elaborados com legumes, vegetais, ervilha, cenoura, lentilha, grão-de-bico, etc., casam bem com os vinhos brancos Sauvignon Blanc Chardonnay e Riesling.Já os que possuem sabor terroso, acentuando os plant-based, como cogumelos e beringela, pedem harmonização com vinhos rosés ou tintos leves como o Pinot Noir, Grenache e Tempranillo.
O que vale é a descoberta, bons vinhos e boas companhias!
Dessa experiência de harmonizar vinho com hambúrguer na praça de alimentação do shopping, fica mais uma dica tão importante quanto as outras: se não tiver um saca-rolhas na bolsa, aconselho a comprar um quando for ao supermercado escolher o vinho.
Para desenrascar a situação, entrei na cozinha de um restaurante do shopping para pedir um saca-rolhas emprestado. Ainda bem que a menina foi legal!!
A combinação perfeita entre vinho e hambúrguer vai depender totalmente do seu paladar. Saber as regrinhas básicas da harmonização ajuda e quando as combinações dão certo, é uma explosão de sabores!
Partimos para a próxima experiência porque queremos sempre mais! Então já sabe: liga para os amigos e marca com eles as novas descobertas entre vinho com hambúrguer.
Veja também: Uma bela batalha de harmonização de ficar com água na boca: Dorotéira Reserva XVII com Boeuf Bourguignon ou Posta Mirandesa?
Roberta Ortolan
Co-fundadora
Mestra e Doutoranda em Ciências da Cultura,
graduada em Artes, Sommelière ABS-SP/ASI.